![]() |
A Ilha Comprida tornou-se independente em 27 de Outubro de 1992, data muito importante para todos que já a conheciam ou viviam na Ilha. Mas antes disso muitas situações se passaram e para ser bem lembrado o princípio de tudo o que sabemos é o que a história nos conta. Um aventureiro chamado Cosme Fernandes sendo expulso de Portugal veio parar aí no ano de 1502, logo após o Descobrimento do Brasil, onde os índios Tupis capturaram-no e depois de algum tempo, que ninguém sabe dizer exatamente quando, ele se casou com a filha do cacique, uma índia formosa e bela.
Alguns séculos depois e até recentemente para chegar à Ilha, deve-se ainda ser lembrado que havia a balsa que levava uns 15 minutos para atravessar de Iguápe para perto do Boqueirão. Uma maravilha o trajeto de balsa, inesquecível ! Muitos passageiros e muitos carros ficavam à espera algum tempo para poder atravessar, mas a sensação de liberdade e ao mesmo tempo da grandiosidade daquela maravilhosa Ilha que estava logo à frente, era muito bem compensado.
E para alegria de muitos, sem querer dizer que não sentimos saudade do tempo da balsa, em Janeiro do ano de 2001, com a presença da Banda Tchan, o Prefeito Décio Ventura e outros representantes da Prefeitura da Estância de Ilha Comprida, mencionando também milhares de pessoas que lá estavam, a Ponte Iguape-Ilha Comprida foi inaugurada, dando aí uma nova perspectiva para o turismo, comércio e desenvolvimento da Ilha.
O nome próprio com que foi batizada, a Ilha Comprida teve esta denominação devido à sua extensão, 74 km de comprimento sendo reconhecida como a 2ª. maior praia em extensão do Brasil.
Conforme os dados estatísticos, a ilha tem mais de 8 mil habitantes com 252 km2 de área territorial. Muito verde, e muitos turistas querendo visitar e pescar neste paraíso ecológico.
Informações sobre a infraestrutura da Ilha.
BANCOS
Não possuímos agências bancárias por aqui, temos um caixa eletrônico do Bradesco na Av. Beira Mar, lotéricas e agência dos Correios, mas na cidade de Iguape à 5 minutos de Ilha Comprida temos Bradesco, Santander, Caixa Econômica e Banco do Brasil.
COMÉRCIO
A rede de comércio na Ilha está crescendo extraordinariamente. Conta-se com bares c/ música ao vivo, hamburgueria, restaurantes para todos os gostos, supermercados, padarias, peixarias, adegas, farmácias, lojas de móveis, roupas, esportes, etc…
HOSPEDAGEM
Com uma grande diferença dos anos anteriores à inauguração da Ponte Iguape – Ilha Comprida, a Ilha desenvolveu-se muito na área de hospedagem com a colaboração de investidores vindos de toda a parte do mundo trazendo inovações na arquitetura e tecnologia para o bem estar e conforto dos hóspedes. Conta-se com inúmeros Hotéis e Pousadas bem preparados para bem servir o turista que tem o objetivo de livrar-se do corre-corre das grandes cidades.
PRONTO-SOCORRO
Muito bem equipado para atender aos primeiros socorros estando localizado à Av. Candapuí Norte.
BOMBEIROS
Oficiais muito bem treinados para atender a qualquer emergência nas residências ou comércios e salva-vidas nas praias para proporcionar segurança a todos.
MAR
O mar na Ilha se mistura com a praia numa contemplação onde o turista se sente confortável, as ondas vão acariciando seu corpo pouco a pouco, pois são leves e calmas com uma sublime combinação da brisa do mar e da energia do sol na sua pele. As praias são bem extensas e tranquilas onde as crianças podem se divertir longe do perigo das ondas.
PONTA DA PRAIA NORTE
As ondas cristalinas do mar encontram-se com as águas do rio formando-se a pororoca onde a fauna e a abundância de peixes são incalculáveis.
PONTA DA PRAIA SUL
Há a mistura da Ilha Comprida com a Ilha de Cananéia, onde podemos ver a beleza ecológica e até golfinhos saltando à vista dos espectadores.
O QUE TRAZER NA BAGAGEM
Cadeiras, repelente, gazebo, caixa térmica e sinta-se em casa, a praia é sua, mas não esqueça seu lixo por lá, traga para Pousada e deposite em nossas lixeiras.
LUGARES PARA VISITAR
Cananéia possui inúmeros restaurantes de comidas típicas a bons preços e sua arquitetura é linda bem como sua história, pois ela é a cidade mais velha do estado.
Ilha do Cardoso praia intacta cheia de golfinhos, lindo de ver.
Caverna do Diabo a 100 kms da Ilha, vale a pena esse passeio.
Cachoeira do Salto de Biguá, linda, transparente uma delícia de lugar.
A riqueza da Ilha Comprida não é só o mar, a praia, o sol ou a brisa, mas também VOCÊ desfrutando de toda esta harmonia formando um conjunto de paz e tranquilidade natureza adentro esquecendo o mundo lá de fora.
BEM-VINDO À ILHA COMPRIDA – SÃO PAULO/BRASIL